Pontos básicos de crochê para iniciantes!

Olá pessoal!!! Trago mais um artigo maravilhoso para vocês, hoje nós vamos falar sobre algo essencial no aprendizado do crochê: Os pontos de crochê.

É verdade que existem muitos pontos de crochê, mas existem aqueles que são essenciais, e os mais importantes pontos de crochê, com esses pontos básicos de crochê você vai conseguir fazer muitas e muitas coisas!

Apesar de descrever aqui os pontos de crochê básicos, eu deixarei ao final deste artigo duas (2) vídeo aulas para você assistir e treinar esses pontos ok?

Ah, só pra lembrar, se você têm dúvidas sobre mais alguma coisa, como por exemplo Linhas ou Agulhas de crochê eu tenho artigos que falo especificamente sobre isso, se quiser dar uma olhada pode clicar nos links abaixo:

Chega de enrolação e vamos lá!

Pontos de crochê

Os pontos básicos que falarei neste artigo serão os seguintes:

Correntinhacorr
Meio pontomp
Ponto altopa
Ponto alto duplopad
Ponto alto triplopat
Ponto baixopb
Ponto baixíssimopbx

Eu fiz uma tabela com os símbolos e as abreviações dos pontos de crochê, se você quiser baixá-la no seu computador, celular ou tablet está aqui:

Vamos começar falando da correntinha!

Ponto correntinha ou corrente

O ponto corrente (corr) é a base qualquer trabalho que você for confeccionar em crochê, é simplesmente impossível fazer crochê sem fazer primeiro esse ponto.

Esse ponto é bem simples de fazer, siga esse passo a passo:

  • Primeiro faça um laço (laç)
  • Passe a agulha por dentro do laço
  • Enrole a linha em torno da agulha, “laçada” (laç)
  • Puxe a linha por dentro do laço e pronto
  • Repita esses passos e vá fazendo várias correntinhas

Se você não conseguiu entender não se preocupe, como eu falei acima, tem 2 vídeos ao final deste artigo, você pode assisti-los!

Antes de passar para outro ponto eu recomendo você treinar um pouco este, umas 200 ou 400 vezes pra pegar o jeito da coisa.

Ponto alto

O ponto alto (pa) é provavelmente o ponto de crochê mais usado, existem algumas variações deste ponto que podem ser feitos a partir dele, exemplo:

  • Ponto alto duplo
  • Ponto alto triplo
  • Ponto alto quadruplo
  • Ponto alto quíntuplo
  • Ponto alto sêxtuplo
  • Etc

É assim que se faz o ponto alto:

  • Primeiro você faz uma base com 10 correntinhas (corr)
  • Depois faça mais 3 correntinhas (pois essa é altura de um ponto alto)
  • Enrola a linha em torno da agulha 1(uma) vez “laçada” (laç)
  • Atravesse a agulha pela terceira (3) corrente (corr) – “contando a partir da corrente presa à agulha”
  • Dê outra laçada
  • E puxe de duas em duas linhas

Este é o ponto alto.

(Assista ao vídeo no fim do artigo para entender melhor)

Ponto alto duplo

O ponto alto duplo é praticamente igual ao ponto alto, a diferença é você terá que:

  • Acrescentar mais uma correntinha, 4 correntes em vez de 3
  • E dar duas (2) laçadas em vez de só uma (1)

Ponto alto triplo

O ponto alto triplo é a mesma coisa dos outros dois pontos anteriores com a diferença que você terá que:

  • Acrescentar mais uma correntinha, 5 correntes em vez 4
  • Dar 3 laçadas na agulha

Ponto baixo

O ponto baixo é bem fácil de fazer, siga o passo a passo:

  • Passe a agulha pelo ponto da carreira anterior
  • Puxe a linha (deixando duas linha na agulha)
  • Dê uma (1) laçada (laç)
  • Atravesse a laçada pelas duas linhas que estão na agulha

Ponto baixíssimo

O ponto baixíssimo é usado para arrematar suas peças e também para “andar” até determinado ponto do seu trabalho em crochê, o nome do ponto é baixíssimo pois ele não deixa volume no seu trabalho (não tem altura).

Como fazer o ponto baixíssimo?

  • Faça 10 correntinhas
  • Passe a agulha por dentro da correntinha anterior
  • Faça uma (1) laçada e puxe a linha por dentro da corrente (corr)
  • Repita isso até chegar no ponto que deseja

(Assista ao vídeo abaixo para entender melhor)

Vídeo 1: Este vídeo de crochê para iniciantes explica como fazer alguns pontos de crochê básicos de forma bem detalhada e lenta:

  • Correntinha (corr) — 0:00
  • Ponto baixo (pb) —— 3:18
  • Meio ponto (mp) —— 7:00
  • Ponto alto (pa) ——— 12:25
  • Ponto alto duplo (pad) — 17:02
  • Ponto baixíssimo (pbx) — 22:35

Vídeo 2: Já este outro vídeo é pra quem é mais apressado e quer uma aula rápida sobre os pontos de crochê básicos:

Conclusão

Para concluir quero aconselhar você a não ter pressa, já ouviu o ditado “A pressa é inimiga da perfeição”? Provavelmente já, apesar deste ditado ser bem antigo ele diz a mais pura verdade.

Treine bastante esses pontos começando pela correntinha (corr), mas faça com calma, tente deixar os pontos bem uniformes e quando estiver mais confortável com este ponto avance para o próximo e siga assim com os outros pontos também.

Se você fizer assim logo logo estará fazendo lindas peças em crochê!

Espero que tenha gostado deste artigo, e peço que se você gostou, compartilhe com seu amigos nas suas redes sociais!

Obrigado e até a próxima!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: