Como fazer crochê tunisiano?

Oi gente!!! Hoje trago mais um artigo pra vocês! Dessa vez o tema é: Crochê Tunisiano!

Neste artigo falarei sobre pontos do crochê tunisiano/afegão, um pouco sobre agulhas, o tear afegão e no fim tem uma vídeo aula sobre pontos do crochê tunisiano! Espero que goste desse artigo o/

Vamos começar falando das agulhas:

Agulha e Tear afegão

O crochê tunisiano ou crochê afegão é a junção do crochê tradicional com o tricô, em outro artigo onde falo sobre agulhas de crochê eu disse que as agulha do crochê tunisiano tem o gancho das agulhas do crochê tradicional, mas o cabo é igual ao das agulhas de tricô.

Agulhas de crochê tunisiano
Agulhas de crochê tunisiano

Agulha circular

Existe também a agulha de crochê tunisiano circular, é uma agulha com um fio preso ao cabo, como na imagem abaixo:

Agulha de crochê tunisiano circular
Agulha de crochê tunisiano circular

Tear afegão

O tear afegão é uma peça em formato de S feito para criar criar tecidos como mantas, colchas, tapetes, cachecóis, gorros, cobertores, golas etc.

O tear afegão é geralmente feito em madeira, mas existem também em plástico ABS, e é usado em conjunto com um gancho (agulha para tear).

Crochê tradicional x Crochê tunisiano/afegão

O crochê tunisiano é bem parecido com o crochê tradicional, mas tem certas diferenças além de ser um pouco mais complexo do que o crochê tradicional.

Algumas diferenças que posso citar aqui são:

  • Agulhas diferentes do crochê tradicional.
  • Pontos diferentes. (alguns)
  • Vários pontos são presos à agulha afegã ao invés de apenas um, por isso a agulha é maior e tem o corpo parecido com a agulha de tricô.

Se você é iniciante, é recomendável que comece pelo mais fácil e vá avançando aos poucos, por exemplo: você pode começar fazendo um ponto palito também conhecido como ponto simples tunisiano, pois é o ponto mais simples dessa modalidade de crochê, depois vai avançando para o ponto duplo, ponto corrente, ponto alto, ponto tricô etc.

Como iniciar os pontos no crochê tunisiano?

Você começa da mesma forma que o crochê tradicional, faz uma laçadinha e monta uma corrente base, (mas isso não é regra, haverá casos que você iniciará com 2 correntes), em seguida você vai montando a base com pontos corrente simples até acabar a carreira, a quantidade pontos vária de acordo com a peça que você está fazendo.

Para iniciar a próxima carreira é simples, você não deve virar a peça, continue desse mesmo lado e faça:

  • Uma laçada e puxe 1 ponto.
  • Outra laçada e puxe 2 pontos.
  • Outra laçada e puxe 2 pontos (novamente).
  • E continue puxando as laçadas de 2 em 2 pontos até terminar a carreira.

Dica: Diferente do crochê tradicional, no crochê tunisiano o ideal é que você deixe os pontos um pouco frouxo senão seu trabalho vai ficar duro e embolado, e não ficará esticadinho.

É interessante saber que é totalmente possível criar um trabalho completo usando apenas o ponto simples tunisiano (ponto palito), e também é possível combinar o ponto simples com outros pontos de crochê, que dá um resultado bem bacana.

Dica 2: Caso você tenha feito uma laçada errada ou perdido um ponto, desmanche a peça até o local que ficou errado, se não fizer isso a peça ficará com defeito mais a frente.

As peças feitas em crochê tunisiano são muito bonitas, e se você quer aprender saiba que é muito fácil de fazer! Uma recomendação que dou é: usar agulhas mais grossas pra fazer esse tipo de crochê.

Onde comprar?

Apesar de já ter deixado esses links no meu artigo sobre agulhas de crochê, eu deixarei abaixo os links dos sites onde você poderá encontrar essas agulhas e o tear.

Para finalizar este artigo quero compartilhar com vocês um vídeo sobre os 3 pontos básicos do crochê tunisiano:

  • O ponto palito
  • Ponto meia
  • Ponto tricô

Conclusão

Para finalizar, gostaria de repetir aqui o que sempre falo no fim dos meus artigos: Pratique bastante, se você for iniciante você só vai aprender com a prática constante, não tem outra forma.

O crochê tunisiano da um resultado muito lindo no final, e é fácil de fazer, porém exige prática.

Eu espero que este artigo tenha te ajudado a aprender um pouco mais sobre essa arte maravilhosa que é o crochê, e peço que se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos, familiares ou qualquer pessoa que tenha interesse em aprender crochê!

Obrigado e até a próxima!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: